segunda-feira, 8 de junho de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA (ENSINO FUNDAMENTAL)

 Professora: Aida Saádeh


Boa tarde, alunos queridos! 
Hoje veremos outras dúvidas ortográficas comuns que encontrei em alguns textos de vocês. Quem não as tem, "né"? 👀 😃





















Deixo abaixo um recadinho, mas vocês terão que completá-lo corretamente para compreender, certo? As sugestões estão entre parênteses e as dicas abaixo do texto.
Copiem o texto e entreguem no nosso retorno, como todas as atividades anteriores, em folhas.

Primeiramente, quero demais saber se vocês estão todos _____ (bom, bem). Tiveram um _____ (bom, bem) domingo de Páscoa? Espero sinceramente que sim, o meu foi muito _____ (bom, bem), junto de algumas pessoas que amo, porque as outras não puderam estar conosco.

Faço aqui um pedido simples para cada um de vocês: não fiquem _____ - (mau, mal) humorados, porque o _____ (mau, mal) humor só faz _____ (mau, mal) para a saúde de todos e deixa tudo ainda _____ (más, mas, mais) difícil. Façam o _____ (bom, bem), aprendam com isso que está acontecendo e proporcionem o _____- (bom, bem) estar para todos a sua volta. Será muito ____ (bom, bem)!

Existem muitas pessoas  _____ (mau-mal) informadas por aí, inclusive descumprindo ordem de autoridades como da OMS (Organização Mundial de Saúde), o que não significa que todas elas sejam _____ (más, mas, mais), apenas que precisam de informações  _____ (más, mas, mais) confiáveis. Talvez cada um de vocês possa ser uma das pessoas e levar estas informações, através de uma conscientização séria nas Redes Sociais, quando falar pessoalmente está restrito.

Infelizmente, muitos não acreditam,____ (más, mas, mais) nós sabemos que o Covid-19 precisa ser levado  a sério e que quanto _____ mais (más, mas, mais) ficarmos em casa, mais (más, mas, mais) pessoas protegemos e menos riscos corremos. Sinto saudades, _____ más, mas, mais) estarmos isolados é necessário por enquanto! 

Logo, logo, seremos todos muito _____- (bom, bem) vindos de volta a nossa escola! Por enquanto vamos realizando as atividades por aqui, sendo parceiros em casa e ocupando o tempo da maneira _____ (más, mas, mais) saudável possível, _____ (más, mas, mais) não esqueçam de se divertirem também! Beijinhos saudosos! 

"Sora" Aida.

Dicas para completar as lacuna

O “mas” (sem “i”), é uma conjunção com significado de oposição ou restrição.

Exemplo:
– Quero ir à praia, mas é preciso manter o isolamento para contenção do vírus.

O “mais” é um advérbio de intensidade, quer dizer, uma expressão com significado de aumento, grandeza, superioridade e até de comparação.

Exemplo

Você prefere café com mais ou menos açúcar?


O "más" é um adjetivo, o plural de má e feminino de mau.

Exemplo:

Aquelas pessoas não são necessariamente más, apenas podem ter tido uma má formação. Eu não acredito que o mau possa vencer o bem e me recuso a acreditar que os seres humanos sejam maus em sua essência.



*m (masculino); f (feminino)

Nenhum comentário:

Postar um comentário