segunda-feira, 8 de junho de 2020

O que é Literatura? (PRIMEIRO ANO)

Professora: Aida Saádeh




O QUE É LITERATURA – O sentido figurado e questões.

Sabemos que o reino das palavras é farto. Elas brotam de nosso pensamento de maneira natural, não temos a preocupação de elaborar o que dizemos ou até mesmo escrevemos. As palavras, contudo, podem ultrapassar seus limites de significação. Podendo, assim, conquistar novos espaços e passar novas possibilidades de perceber a realidade.
O caminho que a literatura percorre é este. O artista sente, escolhe e manipula as palavras, as organiza para que produzam um efeito que vá além da sua significação objetiva, procurando aproximá-las do imaginário.
Então, a literatura, como manifestação artística, tem por finalidade recriar a realidade a partir da visão de determinado autor (o artista), com base em seus sentimentos, seus pontos de vista e suas técnicas narrativas, ou seja,  obra do escritor é fruto de sua imaginação, embora seja baseado em elementos reais. Da concretização desse trabalho surge então a obra literária, pois dotado de uma percepção aguçada, o escritor capta a realidade através de seus sentimentos e explora as possibilidades linguísticas.
O que difere a literatura das outras manifestações é a matéria-prima: a palavra, esta que transforma a linguagem utilizada e seus meios de expressão. Porém, não se pode pensar ingenuamente que literatura é um “texto” publicado em um “livro”, porque sabemos que nem todo texto e nem todo livro publicado são de caráter literário. O que torna um texto literário é a função poética da linguagem, que ocorre quando a intenção do emissor está voltada para a própria mensagem, com as palavras carregadas de significado.
Numa folha, copie e responda:
1) Sabendo-se que a literatura nunca é real, mas é sempre baseada em fatos reais, na qual a linguagem utilizada é conotativa (sentido figurado), assinale a opção na qual todos os exemplos são de textos literários:
a) poemas, romances e livros didáticos.
b) reportagens, lendas e notícias.
c) lendas, crônicas e contos.
d) contos, receitas e crônicas.

2) “Prefiro queimar do que me apagar aos poucos.” Analisando esta frase do cantor e compositor do estilo grunge Kurt Cobain, falecido em 1994, aos 27 anos, e observando a linguagem conotativa utilizada, podemos concluir que:

a) ele sobreviveu a um incêndio.
b) ele usou uma metáfora para referir-se à vivacidade que vamos perdendo ao longo da vida.
c) ele tinha muito amor à vida e “sede de viver”.
ele cometeu suicídio, e após isso, usando uma metáfora, referindo-se à vida e a uma vela queimando.

3) Faça um breve resumo sobre a biografia de Kurt Cobain.

Nenhum comentário:

Postar um comentário