segunda-feira, 8 de junho de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA (ENSINO FUNDAMENTAL)

Professora: Aida Saádeh



Copiar e responder em seus cadernos!


Leia o texto abaixo e realize as atividades propostas.


Circuito Fechado

Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço. Relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos, jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapos. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, blocos de notas, espátula, pastas, caixas de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia. Água. Táxi, mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras. Cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.

Autor: Ricardo Ramos.

Questões sobre o texto:

1) Como é o personagem do texto? Procure traçar o seu perfil (suas características,  sentimentos, sexo, profissão, temperamento, etc).

2) Que elementos do texto te auxiliaram a chegar a essas conclusões?

3) Como é o dia do personagem?

4) Por que o personagem não tem nome?

5) Repare nas palavras cigarro e fósforo. O que é repetição dessas palavras significa?

6) Este texto tem uma forma particular de organizar alguns elementos. Que sensação a forma de pontuar e paragrafar produz no leitor? Qual a relação entre ela e a vida do personagem?

7) Observe o início e o fim do dia do personagem Explique a escolha do título:  Circuito Fechado.

8) Existe uma classe gramatical predominante no texto. Qual é ela?

Atividades de produção textual:

Escolha algum profissional diferente do texto lido, e elabore um pequeno texto no mesmo estilo de "Circuito Fechado".
Número de linhas:
mínimo - 8 e máximo 12, em  parágrafo único

Nenhum comentário:

Postar um comentário