segunda-feira, 8 de junho de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA (ENSINO FUNDAMENTAL)

PROFESSORA: AIDA SAÁDEH



Vamos revisar nossos estudos?

Copiem as perguntas e as respostas e me enviem, digitadas, EM ARQUIVOS SEPARADOS em atividade 1 e atividade 2, conforme especificado, por e-mail até sexta-feira, dia 05/06, inserindo no campo "assunto" nome e turma.

E-mail: profeaidasaadeh@gmail.com


ATIVIDADE 1

Gêneros textuais e de compreensão textual.

Sobre gêneros textuais:

1) O que é um autorretrato?


2) Qual a diferença entre biografia e autobiografia?


3) Por que é importante ler as bulas dos remédios? O que contém nelas?


4) A que gênero textual pertence o texto abaixo? _____________. Como você chegou a esta conclusão?



Motivo  (Cecília Meireles)
Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.


Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.

Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou me desfaço,
— não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.

Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
— mais nada.
Questões para compreensão textual:
5) De quem é a autoria do texto acima?
6) Por que motivo ela afirma que canta?
7) O que você acredita que ela quis dizer em "não sou alegre, nem sou triste, sou poeta"?
8) Qual é a única certeza dela?

ATIVIDADE 2

Ortografia, classes gramaticais e trocadilhos.
Complete as palavras com X ou CH:
aropeurrascoícara
CaoeiraFeaduraEnada
EnaquecaRouinolereta
RooafarizFaia
FeieocolateBorraa
Fiautarave
uvaifreegar
EnaguarCaiaadrez
FainaEnergarale
CoaRelaaruu

Classifique as palavras destacadas como substantivo, adjetivo ou verbo:
1) Os alunos chegaram cedo.  
2) Ontem eu estudei muito!
3) O meu amigo é legal.   
4) Hoje choveu torrencialmente em Capão da Canoa.
5) Existem muitos doentes assintomáticos por Covid-19.  
6)  mais de sessenta dias que eu não vejo o mar. Que saudades!
7) As pessoas estão muito doentes.     
8) Precisamos nos conscientizar antes que seja tarde, filha!    
9) Tudo vai passar e ficaremos felizes novamente.  
10) Aquela série é maravilhosa! 
 Trocadilhos:
1) Conceitue trocadilhos.
2) Na aula de 30 de maio eu solicitei que cada aluno criasse um trocadilho. Transcreva o seu aqui. :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário